Curiosidade

O que é proibido e o que não é na alimentação dos gatinhos

Patrícia aponta que o ideal para uma boa alimentação de gatos seja ração seca de qualidade premium ou super premium, além de alimentos úmidos semanalmente.
“É importante que estes alimentos sejam próprios para gatos, pois estes animais exigem alguns aminoácidos que não fazem parte das rações para cães por exemplo” explica Patrícia.

Como é a alimentação dos gatos? Assim como os cães, os felinos também precisam de certos cuidados com a sua comida, com muitos itens do nosso cardápio que são proibidos para os pets justamente por causarem danos à sua saúde.

Confira a seguir a entrevista realizada com a Dra Patrícia da Saúde Felina para o site do HV Pró Vita, com o qual possui parceria.

O que é proibido na alimentação felina?

Devem ser evitados alimentos caseiros, principalmente aqueles com potencial tóxico como:
– uvas;
– chocolate;
– cebola;
– alho;
– tomate;
– batata:
– mandioca:
– abacate;
– sementes de maçã, pêssego, caqui, pêra e ameixa.

A médica veterinária ressalta que muitos proprietários oferecem papinha de bebê, principalmente para gatos inapetentes ou exigentes, mas é preciso ter muita cautela pois a grande maioria destes alimentos possuem grande quantidade de cebola, que pode gerar um quadro de destruição dos glóbulos vermelhos causando anemia grave.

“Ao escolher uma ração seca de qualidade que seja palatável para o gato, é preciso que sejam evitadas muitas trocas de rações para não causar distúrbios gastroentéricos. Mas caso seja necessário uma troca, esta deve ser sempre feita de forma gradativa, misturando a antiga ração com a nova” conclui.

E a carne?
Patrícia Montaño explica que os donos precisam ter cuidado ao oferecer carnes cruas: “Elas devem ser de boa origem de procedência e que sejam congeladas previamente por ao menos 24 horas, evitando assim a transmissão de algumas doenças”.

Sempre consulte um médico veterinário para saber como proceder com a alimentação e a higiene do seu gato.